13/03/2024
A empresa Luís Duarte Vinhos é produtora de vinhos com sede no Alentejo, em Reguengos de Monsaraz, região vitivinícola na qual também tem a sua vinha e produção. Foi fundada em 2007e desde então têm desenvolvido a sua marca, que são vendidas majoritariamente em Portugal e em países fora da UE. Luís Duarte possui uma área vinícola no Alentejo, Monte do Carrapatelo, com 17 hectares. A mesma foi plantada em 2001-2002.
Fundada em 1954 por um conjunto de 100 viticultores, a Adega de Cantanhede conta hoje com 550 associados ativos e uma produção anual de 6 a 7 milhões de quilos de uva, tornando-se o principal produtor da região demarcada da Bairrada, representando cerca de 40% da produção total da região, sendo que 80% dos seus vinhos são certificados com a Denominação de Origem Bairrada DOC Beira Atlântico IGP. Os vinhos Marquês de Marialva foram elaborados para homenagear D. António Luis de Meneses, o 1º Marquês de Marialva e o 3º Conde de Cantanhede, sua cidade natal, sendo estes títulos conferidos pelo Rei D. Manuel I em 1514.
Fundada em 1955 com a designação de Adega Cooperativa da Região do Moscatel de Setúbal, iniciou a sua atividade em 1958. A Adega Cooperativa de Palmela é um dos principais polos de desenvolvimento do Concelho que é marcadamente agrícola e onde a vinha e o vinho têm por razões históricas um peso bastante grande. A principal zona vitícola situa-se na planície arenosa que constitui grande parte do Concelho de Palmela. Tem atualmente 300 associados que possuem uma área combinada de 1000 hectares. Uma parte substancial da sua produção é engarrafada através de 5 linhas automáticas com capacidade para 10.000 garrafas/hora.
Os primeiros dados recolhidos na nossa adega datam de 1870, quando Miguel Ruiz elaborava vinhos no estilo tradicional da zona com castas autóctones como a Alarije. Essas preparações eram chamadas de “pitarras” e eram vendidas aos moradores locais. Mas a tradição vitivinícola da zona remonta ao século XIV, no mosteiro de Guadalupe, a ordem religiosa dos Jerónimos, que produzia até 7 vinhos diferentes. Deste mesmo século é o tratado vitivinícola mais antigo que se conhece em Espanha, chamava-se “Livro e Registo da Adega do Real Mosteiro de Guadalupe”. Os primeiros vinhos espanhóis que chegaram à América foram desta zona, já que Cristóvão Colombo partiu daqui despedindo-se dos Reis Católicos, que passaram longos períodos em Guadalupe.












